O paciente, que hoje tem quarenta anos, foi levado ao dentista, ou prático, para “tratamento” dos dentes superiores quando tinha uns 13 anos. Naquela época, no interior e com recursos limitados seu pai achou que dentadura era coisa hereditária e logo mandou remover os dentes para colocar prótese. O triste disso tudo é que teve alguém que realmente mutilou aquele menino. Pelo estado de seus dentes inferiores e também pelos relatos do próprio paciente dá para deduzir que os dentes superiores poderiam ter sido tratados.
Paciente usando a sua prótese móvel. |
Hoje ele pôde vivenciar o outro lado da odontologia. Com técnicas de diagnóstico no exame tomográfico, planejamento no computador e com modernos métodos de impressão em 3D, foi possível a instalação de implantes dentais com cirurgia minimamente invasiva (técnica mais conhecida como implante sem corte).
Paciente sem a prótese |
Devido à remoção dos dentes e ao uso da prótese, nessa foto podemos ver o rebordo muito fino, principalmente na região anterior. A sua prótese móvel estava extremamente desgastada e com oclusão péssima. A primeira providencia foi fazer uma nova prótese, que funcionou também para planejamento e guia tomográfico.
Abaixo, imagens da instalação virtual usando os arquivos obtidos pela tomografia do paciente, usando a nova prótese móvel que fizemos. Os implantes foram instalados de forma virtual nestes arquivos para então ser confeccionado um guia prototipado (modelo feito a partir da imagem no computador).
Planejamento no software (janela panorâmica) |
Guia cirúrgico prototipado |
Planejamento no software (janela 3D) |
Durante a cirurgia o guia é usado para orientar a instalação dos implantes, conforme planejado no software. A instalação dos implantes segue a orientação adequada para sua osseointegração e para que a prótese funcione bem.
Fizemos a instalação de seis implantes, usando a técnica da cirurgia guiada, e em seguida uma prótese fixa sobre estes implantes. Com isso ele deixou de ter uma prótese móvel (dentadura) para ter uma prótese total fixa sobre implantes, chamada de prótese do tipo Protocolo.
Sem necessidade de incisões e suturas, este é o pós operatório logo após a remoção do guia cirúrgico. Apesar da técnica diferenciada os cuidados com biosegurança, medicação e anestesia foram os mesmos da técnica convencional. Foi observado discreto edema e a dor perfeitamente controlada com analgésicos.
Cilindros de proteção foram colocados sobre as conexões e um alívio foi feito na parte interna da prótese móvel, para que esta última fosse usada como provisório até a fixação da prótese definitiva.
Nesta imagem abaixo, podemos ver a radiografia panorâmica onde mostra os implantes instalados, notar que houve uma ótima relação do que foi feito com o que foi programado na instalação virtual dos implantes (imagem do planejamento na janela panorâmica).
A prótese total nova, que fizemos no início do tratamento, foi usada como guia tomográfico e também na moldagem (como mostra a foto ao lado), ajudando ainda no registro da mordida para confecção da prótese fixa.
Após as soldas e prova da barra metálica, que sustenta a prótese, os dentes foram montados em cera para correções e ajustes. Nas fotos, fase laboratorial e prova dos dentes na boca. Notar a quantidade mínima de compensação gengival (gengiva da prótese) e o correto posicionamento dos implantes em relação à prótese.
Abaixo, podemos ver a prótese protocolo pronta para ser conferida em boca.
Agora podemos observar a prova final da protocolo, que ficou muito bonita e com espaço adequado para higienização com passa fio e escova própria para este tipo de prótese. Na segunda foto vemos os orifícios de entrada dos parafusos de fixação da prótese sobre as conexões dos implantes. Abaixo, os orífícios já fechados com resina acrílica.
Resultado final da reabilitação oral, quatro meses depois da instalação dos implantes.
Nesta postagem, gostaria de deixar agradecimento a quem, em tempos de imediatismo, soube aguardar o tempo correto para trabalharmos com segurança fazendo jus a palavra paciente.Um muito obrigado!
A foto acima foi postada com autorização do paciente. |