quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prótese sobre implante

Paciente jovem do sexo feminino, em tratamento com o ortodontista, foi encaminmhada por este para avaliação e tratamento do primeiro molar inferior do lado direito.




O molar estava com uma desproporção entre a raiz e a coroa. Raiz muito curta ou melhor com pouca inserção óssea para uma coroa metálica grande.




Associado a isto o dente estava com mobilidade, em decorrencia de doença periodontal, e esteticamente não agradava a paciente.









Esta imagem da radiografia mostra claramente a relação coroa\ raiz inadequada, bem como a inclinação que o dente sofreu.

Recomendei a extração do dente e colocação de 2 implantes feitos imediatamente após a remoção do dente em questão. Esta técnica é chamada de implante imediato (que é diferente do implante de carga imediata).



Esta foto mostra os 2 implantes, no local onde havia um dente, com seus respectivos parafusos de cicatrização. Nesta técnica cirúrgica os implantes ficam 4 meses para depois terem as coroas instaladas sobre eles. Este período é chamado de osseointegração.

                                                                                                    
                                                                                        
                                                                                  Esta radiografia mostra a correta posição            dos 2 implantes entre si e entre os dentes.  

   Este tipo de coroa sobre implante é parafuasda e nesta foto acima notamos no centro das coroas os orifícios por onde são fixados os parafusos que mantem as coroas no lugar.  

  Na foto abaixo os parafusos de fixação são recobertos com resina composta, deixando os coroas com aparência natural e com uma biomecânica mais favorável pela distribuição da carga mastigatória em 2 pilares.



Abaixo o resultado final do tratamento com a paciente sem o aparelho ortodôntico.


     

                                                 



Utilidade quase pública

Os dois primeiros vídeos acima mostram a forma correta de utilização do fio dental. Ele entra suavemente no sulco gengival para remoção da placa bacteriana que ali se encontra.
Gastando fio dental e um pouco de tempo você economiza bastante com tratamento.